Protetor Solar

Não estou conseguindo formatar corretamente pelo Blogger. Segue o link do meu pequeno conto de Janeiro. (!)

https://docs.google.com/document/d/1glMXG4Jou4HyjnVvvuZyJzfVcNwRSCWFH8x7I3K-5Vg/edit?usp=sharing

Escrevi pensando num momento entre personagens de uma crônica de RPG que está em hiatus, para relembrar uns momentos que passamos durante o tempo. :D

Comentários

  1. Eu curti o texto! Achei que ele surpreende e quebra as expectativas quando vai construindo o mundo e a personagem. Só achei um pouco que os elementos apresentados pareceram um pouco "jogados", um pouco "soltos", e que às vezes poderia ser interessante amarrar eles um pouco.

    Muitos elementos sobre o mundo (e a personagem) sem conexão entre si são introduzidos que não são mencionados depois ou só o são através de uma referência vaga / ambígua. Nem tudo precisa ser citado ou conectado, mas acho que há uma certa satisfação em estabelecer algo e depois usar.

    Um exemplo é o vampirismo. Ele é estabelecido no segundo parágrafo, e no terceiro o texto sobre "manter aparência por meios naturais" talvez seja uma referência à ele, mas isso ficou menos claro porque entre os dois foram introduzidas às Dunas (com um vago problema com o sol) e a cura do vampirismo, o que levou a perguntas sobre o mundo e a possibilidade de que os meios não naturais referenciados seja algum tipo vago de magia.

    Nesse caso, seria possível conectar melhor os pontos se a referência à vampirismo fosse um pouco mais explícita ou se não houvesse a parte de 'Dunas' no meio.

    Se a parte sobre 'Dunas' está conectada com as coisas faladas mais tarde ('Aloe das Areias', 'múltiplos mundos') acho que seria interessante deixar essa conexão um pouco mais óbvia pra que pareça menos que são elementos aleatórios do setting e mais que está expandindo na ideia do que foi mencionado anteriormente.

    Um outro ponto sobre ligar coisas no texto é que também acho que faria sentido os dois últimos parágrafos trocarem de posição - daí o parágrafo de "traumas e gatilhos" serviria de ponte para o parágrafo de "proteção contra o sol", conectando melhor o paralelo de "sol é ruim" com "estar em evidência é ruim". Acho que é bacana isso desse paralelo ficar em evidência no final, dá uma ideia meio kishōtenketsu, onde um elemento é introduzido, depois outro que parece não ter relação e então mostra-se como eles estão conectados, o que traz uma certa satisfação. Se esse parágrafo fosse o último, também, criaria uma simetria com o começo - o primeiro parágrafo dando a ideia do início do projeto e o último de sua conclusão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

IT

[A viagem do Príncipe Herói] Capítulo I - A partida do Príncipe

Trilha